Questão (ões) a se pensar: Olhares e vozes negras...

Assim, com os livros que comentei no primeiro post dessa série, o vídeo referenciado no segundo, reproduzo aqui um trecho de um dos livros indicados:

"A visão de homogeneidade cultural que tenta desviar a atenção ou criar desculpas para o impacto opressor e desumanizante da supremacia branca ao sugerir que pessoas negras também são racistas indica que a cultura permanece ignorante a respeito do que é realmente o racismo e de como ele funciona. Mostra que as pessoas estão em negação. Por que é tão difícil para tantas pessoas brancas entender que o racismo é opressor não porque as pessoas brancas têm sentimentos preconceituosos em relação aos negros (elas poderiam ter esses sentimentos e nos deixar em paz), mas porque é um sistema que promove a dominação e a submissão?

Os sentimentos preconceituosos que algumas pessoas negras podem expressar em relação a pessoas brancas não estão ligados ao sistema de dominação que não nos confere qualquer poder para controlar coercitivamente as vidas e o bem-estar das pessoas brancas. Isso precisa ser entendido."

(bell hooks em Olhares negros: raça e representação/ grifos meus)

A questão é, o que podemos fazer (que ideias vocês têm), em termos de planejamento pedagógico, sistemas de educação, para que isso que bell hooks afirma ser necessário entender seja incorporado/entendido e possamos construir novos paradigmas?


Comentários

  1. Difícil essa resposta,mas vamos lá. Sou professora negra e na escola me sinto bem representada, há muitas pessoas negras e isso me da mais motivos para prosseguir na minha trajetória. Em questão de planejamento pedagógico, pode se ter projetos que visem a história de colonização e libertação dos escravos no Brasil. Na escola que leciono há este projeto e a princípio vemos que a postura dos alunos contra o racismo esta sendo desmistificada. Mas esse projeto, essas ações são levadas para a vida, então o trabalho é de formiguinha.

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    1. Que bacana o que o ocorre na sua escola. E o trabalho é de fato de formiguinha mesmo...

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  2. Penso que primeiro é importante trazer para a sala de aula a possibilidade da reflexão do que é o preconceito racial, de como ele está ligado a questão da dominação, de como o racismo é traduzido nas questões de falta de oportunidades, na mortalidade do jovem negro, em situações de risco representado pelo maior número de população carcerária, menores salários, etc. Desta forma podemos levar os educandos a começar a questionar o mito da democracia racial.

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    1. São reflexões essas muito importantes mesmo as que mencionou, Lourdes, e produzem uma aproximação com o aluno para tratarmos da questão. Muito obrigada!

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  3. Olá Aline
    Que discussão necessária, não e mesmo?
    Acredito na sala de aula como um espaço neutro de ideias que permite a reflexão e a troca de informações e saberes entre todos os envolvidos
    É em ambiente assim que deve prevalecer na apresentação de assuntos relacionados a racismo, discriminação e principalmente a respeito do nosso grau falta de tolerância, empatia e respeito. Questões estas que a escola tem o dever de tratar de forma clara com nossos alunos.
    Excelente assunto você abordou para discussão. Parabéns e super abraço

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    1. de fato, necessária mesmo. Muito obrigada e abraço!

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  4. Olá Aline, na escola em leciono temos projetos e trabalhos que discutem essa questão. Nas reuniões de planejamento, decidimos trabalhar com a autoestima dos estudantes, com a valorização de suas características e qualidades. Há muito o que fazer ainda, mas percebemos estamos no caminho.

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    1. A nossa luta é sempre por incorporar em definitivo essa discussão. Acho ótimo porque felizmente muitas escolas e os assuntos relacionados a educação tem se encaminhado para ela, a despeito do racismo vigente. Abraço!

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  5. Bom dia Aline, são questões pertinentes e necessárias para serem discutidas trabalhadas no ambiente escolar, a escola que estou ainda não tem um projeto especifico sobre o tema, mas sempre que possível dialogamos com os estudantes sobre as questões de respeitar o outro, valorizando suas especifidades e dizendo não ao preconceito. Parabéns pelo tema!

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